Overview | Blog

Anunciar no Tik Tok ou no Youtube? Quais as vantagens e desvantagens de cada um?

23/11/2022 16:31:21

  • Compatilhe:

Anunciar no Tik Tok ou no Youtube? Quais as vantagens e desvantagens de cada um?


Os anúncios em formato de vídeo estão em alta, e podem trazer resultados incríveis para o seu negócio! Neste artigo, falaremos sobre 2 redes sociais focadas nesse tipo de anúncio: Youtube e TikTok.



Tik Tok Ads


O TikTok Ads é uma plataforma exclusiva do TikTok, criada especialmente para a criação de anúncios, sejam estes em formato de banners ou vídeos publicitários. 


A criação de anúncios no TiKTok Ads permite uma divulgação segmentada com retorno financeiro não apenas para as empresas, mas também para os perfis profissionais que desejam alavancar sua marca própria.


O TikTok tem altas taxas de engajamento e seus conteúdos também atingem públicos de outras redes sociais quando compartilhados no Instagram, Facebook; Twitter, etc


Vantagens


  • Público diversificado: os principais usuários dessa rede são conhecidos como geração Z, com idade entre 16 e 24 anos. No entanto, não é mais exclusiva para esse público mais jovem. Muitas pessoas de todas as idades fazem parte da comunidade de TikTokers!
  • Ferramenta acessível e facilitada: o TikTok Ads foi desenvolvido para gerar facilidade, permitindo que as pessoas que não tenham conhecimentos aprofundados possam utilizá-lo!
  • Percepção de marca: é possível criar anúncios baseados nas principais tendências da rede, com possibilidade de viralização. Com conteúdos criativos, alinhados ao uso de hashtags e palavras-chave otimizadas, as chances dos anúncios alcançarem bons volumes de visualizações são grandes!
  • Algoritmo otimizado: o algoritmo da rede é focado em entregar o conteúdo para as pessoas certas e no momento mais indicado para isso. Portanto, as postagens e anúncios do Ads alcançam um número muito grande de pessoas que podem ter alguma interação com as empresas.


Com o TikTok Ads, você pode criar anúncios que atingirão seu público em diversos países; ajudando a expandir o alcance da sua marca para mais pessoas! 



Youtube Ads


Muitas empresas ainda não anunciam no YouTube, muito menos conhecem os benefícios de ter um canal empresarial na ferramenta. Mas porque não fazer parte do terceiro site mais visitado da internet?


De acordo com o “YouTube para Imprensa”, mais de 1,9 bilhão de usuários acessam a plataforma por mês e cerca de 1 bilhão de horas de vídeo são assistidos por dia por seus usuários!


Vantagens


  • Segmente seu público com base em interesses: é possível anunciar por interesse. Isso permite que você faça um tipo de anúncio dedicado para o consumidor que deseja atingir, caso ele se interesse pelo seu serviço ou produto, clicará no link e cairá no seu site!
  • Pague seus anúncios somente no custo por clique: o YouTube é vantajoso para o anunciante porque permite que você pague por seus anúncios apenas por aqueles que clicaram no anúncio ou cada pessoa que visualizar até 30 segundos dele.
  • Desfrute de efeitos audiovisuais para suas campanhas: Ao contrário da publicidade padrão, a publicidade em vídeo ajuda você a criar a melhor experiência para seus usuários. Você pode mostrar a eles um conteúdo mais valioso e fácil de consumir, graças aos efeitos mágicos que só as técnicas audiovisuais oferecem!
  • Crie um relacionamento contínuo com seus usuários: Uma das vantagens de anunciar no YouTube é que você tem a capacidade de vinculá-lo ao seu próprio canal do YouTube. Isso permite que você aprimore o envolvimento com seus visitantes, fornecendo mais informações e outros vídeos sobre sua empresa e seus serviços!



TikTok vs Youtube


Em 2020, a popularidade tornou a competição pela atenção do consumidor muito mais disputada entre as redes sociais e, nos Estados Unidos, viu o TikTok ultrapassar o Facebook e o Instagram em relação aos minutos diários – 38,6 minutos por parte da rede chinesa contra 34,6 das redes de Mark Zuckerberg.


E, após superar essa barreira, fora a queda contínua no engajamento do Facebook, o TikTok passou a mirar o YouTube – sobretudo após aumentar, pouco a pouco, o tempo permitido dos vídeos na plataforma, para 3 e 5 minutos em 2021 e, em fevereiro de 2022, 10 minutos!


Referente ao nível de consumo atual, particularmente pela geração Z, mais de 40% passam mais de 3 horas na plataforma, mesma proporção dos que passam a mesma quantidade de tempo engajando com o YouTube, segundo informações da eMarketer. 


Contudo, observando como seus concorrentes criaram versões do TikTok para sua plataforma – YouTube Shorts, Instagram Reels –, e juntando aos fatos antes constatados, a própria eMarketer prevê que nos Estados Unidos “os usuários de TikTok passarão mais tempo com a plataforma de mídia social este ano do que os usuários do YouTube passarão no YouTube”. 


Conclusão


O crescimento do TikTok reflete uma das mais significativas tendências tecnológicas da última década: a troca do desktop pelos dispositivos móveis. Além disso, também retrata sobre as mudanças recentes no comportamento do usuário da internet. 


Por isso, é necessário estar sempre por dentro das tendências e novos comportamentos dos usuários! 


Gostou do conteúdo? Compartilhe!



LEIA TAMBÉM NO BLOG DA OVERVIEW


Guia da Mídia Programática para B2B 

Publicidade em CTV e Twitch TV - Como funciona? 

O mercado de mídia para sites de apostas esportivas

CTV: as oportunidades de mídia com o crescimento da TV conectada