Overview | Blog

Brand Safety

29/06/2021 21:03:55

  • Compatilhe:

O que é Brand Safety e como esta estratégia ajuda a sua marca 

Anunciar na internet hoje é uma realidade presente para a maioria das marcas. Com o objetivo de incentivar o tráfego para o site, aumentar as vendas e gerar engajamento, uma estratégia em mídia programática é fundamental. Porém, neste cenário, o que ninguém quer é aparecer em sites que não correspondam aos valores da empresa. É aí que entra o conceito de Brand Safety.


Você já analisou se a sua marca aparece em sites de fake news, apologia ao crime, conteúdo adulto ou discurso de ódio? De nada adianta a sua empresa possuir um orçamento enorme em mídia programática e seus anúncios estarem aparecendo em sites errados.


O que é Brand Safety?

Brand Safety é o conjunto de práticas que visam garantir que as campanhas de mídia programática apareçam em sites seguros e que correspondam aos valores da marca. Ou seja, a partir de uma estratégia bem definida, a sua empresa apenas veiculará anúncios em sites cujo conteúdo seja relevante para o seu tipo de negócio.


Não investir em uma estratégia de Brand Safety faz com que você arrisque que sua empresa esteja financiando, mesmo que indiretamente, sites de conteúdo duvidoso. Aparecer nos lugares errados pode gerar uma impressão ruim perante os clientes. Veja alguns cuidados que você pode tomar.


Acompanhe o CPM

Acompanhar o CPM de suas campanhas é uma boa maneira de averiguar se elas estão aparecendo nos lugares certos. Se ele estiver muito baixo, desconfie.



Analise a taxa de interação do usuário com seu anúncio 

Outros fatores importantes para levar em conta na hora de analisar o desempenho do seu anúncio são todos os indicadores que correspondem às interações do usuário com a sua marca. CTR, tempo de visualização de display e de vídeos, entre outros, podem mostrar se os locais em que sua marca está aparecendo são realmente onde o seu público está.


Invista em agências de confiança

Uma das atribuições das agências que operam mídia programática é justamente fazer a auditoria dos dados para averiguar se indicadores como segmentação da audiência são de fontes confiáveis. Além disso, essas agências devem ter controle antifraude (como bloqueio de robôs e cliques falsos) e verificar se o conteúdo dos sites é confiável.


Na Overview, nós utilizamos métodos de segmentação para filtrar conteúdos indesejados e desfavoráveis à sua estratégia, além de usar recursos como a Black List.


Faça testes e acompanhe sua campanha de perto 

Nada substitui o olhar de um profissional de mídia atento. Por isso, é muito importante que alguém da sua equipe seja o responsável por fazer testes nas campanhas, buscando gaps e sugerindo ações.


Por que devo fazer uma estratégia de Brand Safety? 

Além de evitar que seu anúncio apareça em lugares inapropriados, uma estratégia eficaz de Brand Safety pode economizar muito dinheiro da sua empresa. Isso porque, na maioria das vezes, quando seu anúncio aparece nestes sites inapropriados, quem o vê é um robô. Com isso, sua empresa acaba gastando para anunciar sem que nenhum cliente em potencial seja impactado.


O Brand Safety, além de evitar que sua marca venha a ter problemas no futuro, ainda economiza o seu orçamento em mídia programática.


Gostou deste conteúdo? Compartilhe-o com os seus contatos e se inscreva na nossa newsletter para receber mais dicas e novidades!


  • Artigos