Overview AdTech | Blog

Como escolher uma Trading Desk

12/05/2021 14:38:21

  • Compatilhe:

As Trading Desks são comumente confundidas com agências de publicidade, enquanto, na verdade, prestam serviços diferentes e complementares às agências. No caso, uma Trading Desk é responsável por operacionalizar o ecossistema de mídia programática.

 

 

Se, de um lado temos os portais de conteúdo que disponibilizam espaços publicitários e os anunciantes que querem comprá-los, do outro temos o software responsável pelo leilão da mídia, o DSP. A Trading Desk é uma empresa responsável pela prestação de serviço da operação desse software e de todo o gerenciamento da mídia programática.

 

Juntamente com as agências de publicidade, que são responsáveis por criar conteúdo, sites e estratégias de comunicação, as Trading Desks atuam na gestão da mídia programática e das campanhas de anúncios pagos. Mas, afinal, quais são os requisitos que uma Trading Desk deve ter?

 

Requisitos importantes para uma Trading Desk

 

Na hora de comprar e vender mídia programática, uma série de fatores devem ser levados em consideração. O serviço de uma Trading Desk vai muito além do tradicional serviço do media trader, como:

 

  • Comprador de mídia: profissional responsável pelas transações ideais. Deve ter conhecimento dos inventários de mídia, além de habilidades em negociação;
  • Desenvolvedor: é quem cuida e aprimora as soluções tecnológicas da empresa;
  • Cientista de dados: fica responsável por desenvolver os algoritmos específicos para cada campanha;
  • Analista de dados: profissional responsável por gerar insights a partir da análise dos dados da campanha;
  • Gerente da conta: quem garante que o anunciante seja atualizado sobre o andamento da campanha.

 

Além das habilidades profissionais requeridas pela equipe de uma Trading Desk, é importante que haja uma equipe de suporte dedicada a prestar informações às agências e anunciantes.

 

 

 

Fatores a serem considerados na hora de escolher uma Trading Desk

 

O papel de uma Trading Desk é facilitar o uso de mídia programática pelas empresas. Por isso, alguns fatores devem ser levados em consideração na hora de escolher este serviço.

 

O primeiro fator a ser analisado é se a Trading Desk possui acesso a diferentes DSPs, a plataformas externas de compras e a um time de excelência. Esses fatores irão contribuir para que a Trading Desk consiga entregar resultados mais eficazes com gastos menores de campanhas.

 

O segundo fator que você deve observar é se, ao contratar o serviço de uma Trading Desk, ela seguirá o seguinte fluxo de trabalho:

 

  • Briefing: deve ser a primeira informação solicitada pela Trading Desk. A partir das informações do que você quer anunciar, como público-alvo, objetivos e expectativas, é que a Trading Desk poderá passar para o próximo passo;
  • Plano de mídia: aqui, a Trading Desk irá montar um plano de mídia para as suas campanhas. A Trading Desk deverá lhe apresentar o comportamento do seu público, formatos e investimentos que serão utilizados, além das segmentações e possíveis resultados;
  • Configuração da campanha: após você pedir alterações e aprovar o plano de mídia, a Trading Desk dará início às configurações da campanha. Aqui, ela deverá pedir que sua equipe de marketing faça instalação de pixels de acompanhamento e envio de criativos;
  • Acompanhamento da campanha: a Trading Desk deverá manter um relacionamento transparente com sua agência. Normalmente, é compartilhado um dashboard com informações de como a campanha está performando. A Trading Desk também deve estar aberta a receber suas opiniões e sugestões de mudanças nas campanhas.

 

 

 

Em um mercado em constante evolução, é importante que uma Trading Desk ofereça soluções que visem melhorar a entrega de desempenho e resultados, desenvolvendo suas próprias tecnologias e estando antenada às inovações do mercado e de novas soluções. Veja o que a Overview pode fazer pela sua agência!

 

Gostou deste conteúdo? Compartilhe-o com os seus contatos e se inscreva na nossa newsletter para receber mais dicas e novidades!



  • Artigos