Overview | Blog

CTV: as oportunidades de mídia com o crescimento da TV conectada

08/04/2021 19:26:14

  • Compatilhe:

CTV: as oportunidades de mídia com o crescimento da TV conectada 

 

 

Que a informação está cada dia mais disponível e, literalmente, na palma da mão, muita gente já sabe. E o entretenimento vem seguindo pelo mesmo caminho, especialmente com a pandemia. 

 

Com a evolução dos streaming de conteúdos, as CTV (ou TV Conectada) vêm ganhando uma quantidade cada vez maior de espectadores. E o perfil dessa audiência costuma ser bastante tolerante com anúncios, desde que recebam conteúdo de qualidade em troca.

 

E esse ambiente bastante dinâmico, segmentado e personalizável, oferece grandes oportunidades de engajamento e alcance. Vem, que a gente te conta tudo o que você precisa saber sobre esse assunto!


O streaming de conteúdo (on demand) pode ser considerado uma das evoluções tecnológicas mais marcantes dos últimos anos. O que, no início, era apenas uma tendência promissora, acabou dissolvendo locadoras de filmes e roubando parte do público que visitava lojas de CDs.

 

Aliado a isso, por ter um custo acessível, o streaming acabou se tornando uma forma de combater a pirataria, já que mesmo sendo pago, a lista de opções é tão grande que aumenta a percepção de custo-benefício.

 

Por fim, o que já era prático por opção, acabou se tornando ainda mais necessário com a chegada da pandemia. Sem cinema funcionando, ou com o risco de ir até ele, o jeito é ficar protegido em casa, curtindo um conteúdo relevante na TV.

 

 

As vantagens da CTV

A CTV (TV conectada), também conhecida como OTT (Over-the-Top), oferece uma oportunidade atrativa por permitir que os anúncios sejam inseridos pela mídia programática em qualquer TV ou dispositivo conectado à internet, bem como em conteúdo de streaming de vídeo, como consoles, celular, dispositivos de jogos, Over-The-Top ou Smart TV. Tudo em programação de qualidade premium.

 

A quantidade de espectadores de CTV vem crescendo bastante nos últimos anos, com o streaming ocupando a linha de frente na produção de conteúdo. As receitas globais de publicidade OTT, segundo a eMarketer, devem atingir US$ 11 bilhões em 2021. E a Ampere Analysis prevê que, até 2024, o Brasil deve apresentar 110,7 milhões de usuários de plataformas com anúncios OTT.

 

 

Quais as vantagens de anunciar em CTV?

 

Por se tratar de um ambiente dinâmico, com conteúdo segmentado e personalizável, a CTV oferece oportunidades de engajamento e alcance fora dos canais lineares, chegando, por exemplo, a nichos que assistem televisão por menos tempo.

 

E com o grande desafio que as marcas enfrentam para estarem presentes para as pessoas certas e no timing certo, mas ao mesmo tempo com uma visão empática, entregar conteúdo de qualidade para entreter um público que está carente de um ambiente de descompressão, longe do bombardeio das notícias, pode ser a chave para manter a estratégia das marcas a longo prazo.

 

Mesmo antes da crise da Covid-19, a audiência de CTV já tinha crescido exponencialmente, com os espectadores cancelando assinaturas caras de TV a cabo para assistir seus programas favoritos em Smart TV ou dispositivos móveis, onde e quando quiserem.

 

E mesmo que daqui a algum tempo as coisas voltem ao normal e todos possam circular livremente por aí, o legado da praticidade do streaming tem cara de que veio mesmo para ficar. 

 

Saiba como a Overview pode te ajudar a aproveitar ao máximo essa e outras oportunidades. Clique aqui e conheça mais sobre o CTV.

 

Gostou deste conteúdo? Compartilhe-o com os seus contatos e se inscreva na nossa newsletter para receber mais dicas e novidades!