Overview AdTech | Blog

Entenda as principais atualizaçãµes do Google

28/10/2021 18:15:19

  • Compatilhe:

Para quem trabalha com internet, estar antenado às principais atualizações do Google é fundamental. O Google, continuamente, atualiza suas características de pesquisa a fim de otimizar os resultados que aparecem para os usuários. Se você é publisher, saber que atualizações são essas e como elas influenciam na pesquisa do usuário é imprescindível.


O marketing de conteúdo tem ganhado cada vez mais espaço e, com cada vez mais empresas se dedicando a esta estratégia, o Google mantém seus algoritmos em constante atualização. Algumas vezes, essas mudanças são imperceptíveis para os usuários e para os publishers; porém, muitas vezes, essas atualizações do Google fazem a diferença na hora de criar a estratégia do seu cliente.


Se você é publisher ou trabalha numa agência de marketing digital que produz conteúdo e está à mercê das atualizações do Google, fique conosco neste artigo.


O que é um publisher?


Se a sua empresa possui presença digital por meio de um site e/ou blog, precisará manter este conteúdo atualizado com as principais informações do seu negócio, além de informações que ajudem o seu futuro cliente no processo de compra.


Quem cria a estratégia de conteúdo e/ou escreve este conteúdo é chamado de publisher. Pode ser um profissional especializado em criação de conteúdo e desenvolvimento da estratégia ou até o dono da própria empresa.


Manter uma estratégia de conteúdo em sua presença digital é fundamental sob diversos aspectos. Primeiro, ajuda o seu futuro cliente a entender melhor sobre o seu produto e/ou serviço, fazendo com que ele tome uma decisão mais assertiva.


Assim como, manter seu site atualizado, avisa ao Google que ele não está “abandonado”, ou seja, é uma empresa em constante movimento. Além disso, ajuda a aumentar a relevância dos anúncios que são exibidos no seu blog e/ou site, pois gera maior número de visitas.


Qual a relação entre os publishers e as atualizações do Google?


Por isso, quem escreve conteúdo deve estar atento para atender às especificações do Google em relação aos parâmetros de posicionamento. Verifique as dicas de otimização oferecidas pelo próprio Google, siga as diretrizes de qualidade, verifique se o site é compatível com dispositivos móveis e aplique o Search Console no site.


O Google disponibiliza informações completas para que o trabalho do publisher tenha bons resultados na plataforma, pois assim consegue oferecer uma melhor experiência para o usuário. Neste sentido, a empresa costuma sinalizar os publisher com antecedência quando vai lançar uma nova atualização, para que eles tenham tempo hábil para otimizar o seu trabalho com os conteúdos.


Uma boa estratégia para acompanhar as atualizações do Google é consultar a Central de Pesquisa do Google e o blog próprio da empresa. Assim, será possível obter melhores resultados nas suas otimizações de conteúdo.


Qual a influência da tecnologia nas atualizações do Google?


A tecnologia está em constante movimento e, por isso, o Google também está - já que necessita acompanhar as mudanças que a tecnologia propõe. Neste sentido, a plataforma investe em melhorias relacionadas às novidades tecnológicas.


Estar atualizado às mudanças que o Google faz é fundamental para se enquadrar às novas exigências da plataforma. Como os sistemas operacionais dos computadores e celulares estão atualizando a todo momento, o Google também se adapta a essas questões - e os publishers devem se adaptar também. Além das mudanças técnicas no site, como formato responsivo e tamanho dos textos, também há a mudança do formato dos anúncios.


Como as atualizações do Google são realizadas?


A fim de melhorar a experiência do usuário, o Google aposta em suas atualizações constantes para acompanhar a mudança de comportamento dos seus clientes. O primeiro passo que a empresa implementa é coletar dados suficientes para que sejam estudados e implementados na plataforma.


Alguns pontos principais que o Google analisa são a qualidade de conteúdo e se este conteúdo é útil ao usuário, a confiabilidade das informações, produção adequada (sem erros), responsividade e valor significativo em relação a outras páginas.


Porém, todas as melhorias não são implementadas de uma vez só - elas levam tempo. Além de todo o tempo envolvido para coletar os dados, analisar, fazer os testes e implementar, o Google libera as atualizações gradativamente, em apenas algumas páginas primeiro, para só depois aplicar universalmente.


Apenas após esse período de testes é que o Google passa a exigir esses novos enquadramentos dos publishers nos blogs e sites de todos os nichos. A empresa procura fazer todo este movimento de maneira bastante clara, informativa e dinâmica, para que seja possível a todos implementar as mudanças de suas atualizações.


Lembrando que a grande maioria das atualizações do Google são imperceptíveis aos usuários, cabendo aos publishers manterem-se atualizados a respeito delas e utilizando ferramentas como o Google analytics, Website Auditor, Google Disavow Tool, Google Search Console, ou qualquer outro que os auxiliem nesta dinâmica.


Assim como qualquer outra plataforma tecnológica que está em constante desenvolvimento, o Google também está sempre buscando por melhorias. Assim, estar antenado nas principais atualizações do Google é uma obrigação para quem atua nesta área.


Gostou deste conteúdo? Compartilhe-o com os seus contatos e se inscreva na nossa newsletter para receber mais dicas e novidades!




  • Artigos