Overview | Blog

Guia prático de métricas

05/09/2022 20:47:49

  • Compatilhe:

Guia prático de métricas para ajudar seus clientes a entenderem quais indicadores levar em consideração na hora de avaliar o retorno de uma campanha de mídia!


A mídia programática é uma ferramenta de marketing digital muito eficiente e assertiva. Quando utilizada adequadamente, a possibilidade de segmentação garante que o público alvo seja impactado de forma significativa! 


Para mensurar os resultados provenientes da mídia programática existem algumas métricas padrão de desempenho. Você deve olhar além delas e entender o valor agregado na operação como um todo, afinal, são essas métricas que permitem acompanhar e otimizar uma campanha.


Neste artigo, separamos algumas métricas importantes para você observar:


CPC

  • O CPC, ou custo por clique, é uma métrica utilizada para metrificar o preço de cada clique que uma campanha recebeu. Para calcular o CPC, é necessário dividir o valor investido, pelo número de cliques.


CPA

  • O CPA, custo por ação, é uma métrica usada para medir o custo de cada conversão. É calculada dividindo a verba investida nas campanhas pelo número total de conversões. Quanto menor o CPA da sua campanha, significa que um mesmo valor de investimento trouxe mais conversões para sua marca.


CTR

  • O CTR (click through rate) é a taxa de cliques dos anúncios, que validam o interesse da audiência pelo conteúdo. Para chegar nele é preciso dividir o número de cliques pelo número de impressões do anúncio. O CTR te mostrará a porcentagem de cliques que os anúncios tiveram em relação às impressões.



CPV

  • CPV é uma métrica utilizada em campanhas de vídeo programático e representa o preço pago por uma visualização. É contabilizado a partir de visualização de 30 segundos do anúncio em vídeo, ou pela visualização completa caso o anúncio seja mais curto. Para calcular, basta dividir o investimento feito pelo número de visualizações obtidas.



CPM

  • O CPM, custo por mil impressões, é a principal forma de precificação da mídia programática. O valor gasto no anúncio é dividido pelo número de impressões. O resultado é multiplicado por mil e mostra o valor em reais gasto a cada mil impressões.



ROI

  • O ROI (retorno sobre investimento) possibilita visualizar amplamente qual é a margem de lucro ou prejuízo do investimento de um anunciante. Para chegar ao ROI você deverá dividir o valor de vendas gerados pelos anúncios pelo investimento que foi feito em mídia.



Cada uma destas métricas devem ser olhadas de acordo com o público e o objetivo da campanha. A melhor forma de se obter métricas positivas é focar os anúncios para as audiências corretas, a fim de otimizar os resultados!


Sobre a Overview

 

Somos uma Trading Desk focada em inovação e acompanhamos todas as tendências da mídia programática, identificando a direção que a mídia está seguindo para apontar o melhor caminho aos nossos clientes.

 

Além de oferecer a mídia em si, promovemos um atendimento completo e personalizado, que leva em consideração as expectativas dos nossos contratantes. Também fornecemos insights baseados nos dados que coletamos, que possibilitam uma tomada de decisão inteligente e estratégica. 


Conclusão


Neste artigo, mostramos algumas métricas importantes na avaliação de uma campanha de mídia. Gostou desse conteúdo? Compartilhe!

 


LEIA TAMBÉM NO BLOG DA OVERVIEW

Como fazer uma boa gestão de mídia programática

O que significa SSP? Saiba o que é e como funciona

4 razões para optar por plataformas de mídia programática

Mídia programática no setor de alimentos: como fazer?