Overview | Blog

Mídia programática no setor de alimentos: como fazer?

27/07/2022 12:34:51

  • Compatilhe:

O setor de alimentos e bebidas é um dos que mais crescem no país. Segundo dados da Associação Brasileira da Indústria de Alimentos, o setor cresceu 16,9% só em 2021. Por isso, fazer anúncios direcionados para o público certo pode fazer a diferença na sua estratégia - e é aqui que a mídia programática pode ser muito eficiente para o seu negócio.


O público que se interessa por uma vida mais saudável e só compra produtos orgânicos, pode não gostar dos anúncios de hambúrgueres e pizzas. Já quem não toma álcool, não gostaria de ver um anúncio de vinho ou cerveja. Por isso, direcionar seus anúncios com um filtro muito mais específico do que apenas “comida” e “bebida” pode ser um dos segredos de uma estratégia de mídia mais eficiente (e mais barata).


Você sabe o que avaliar na hora de desenvolver uma estratégia de mídia programática para o setor de alimentos? Veja nossas dicas!


Indicadores de mídia programática para o setor de alimentos


A seguir, veja alguns indicadores que não podem faltar na sua estratégia de mídia programática para o setor de alimentos.


Persona


Conhecer o seu público-alvo é o primeiro passo para criar a sua estratégia de mídia programática. Como os anúncios veiculados são personalizados, quanto mais dados você obtiver do seu cliente, mais eficientes serão suas estratégias.


Invista nos criativos


Use e abuse da criatividade e da inovação nas suas peças de anúncios, tanto na imagem quanto nas copys que serão veiculadas.


Quanto mais opções de criativos você fizer, maior será a sua amostra de análise para averiguar qual tipo de comunicação conversa melhor com o seu público.


Foco nos dados


Após as campanhas no ar, elas gerarão uma infinidade de dados. Neste momento, é importante decidir quais são as métricas mais importantes a serem analisadas para o seu negócio.


Assim que a campanha terminar, você poderá ver o movimento dos anúncios e analisar os seus resultados para programar sua próxima campanha


Otimize os resultados


A importância de saber definir quais são os indicadores-chave para serem analisados durante a campanha é justamente a possibilidade de poder otimizar seus resultados durante a vigência dos anúncios.


Você pode mudar os criativos, adicionar novas copys ou mudar o público. Lembre-se que as decisões devem ser baseadas nos dados coletados na etapa anterior.


Por que investir em mídia programática no setor de alimentos?


Como o comportamento e as preferências do seu público-alvo podem estar mudando a todo momento, investigar o comportamento deles, fazer as otimizações necessárias e investir em mídia personalizada pode fazer a diferença na sua estratégia digital. 


Alguns dados e estudos mostram que o digital e a alimentação estão cada vez mais conectados. Confira abaixo alguns dados que mostram alguns comportamentos do público, que reforçam a importância de investir em mídia programática neste setor: 


  • Um levantamento feito pelo MindMiners apontou que o hábito de cozinhar em casa aumentou 51% durante a pandemia e que 74% dos brasileiros pesquisaram por alguma receita na internet;
  • Apesar de a maioria das pessoas ainda ir a supermercados fazer compras (cerca de 73% dos consumidores têm este hábito, segundo a Opinion Box), o hábito de comprar on-line em supermercados aumentou 39,64% em 2021, segundo pesquisa realizada pela Linx;
  • Ainda neste sentido, o delivery foi outra tendência com crescimento. Segundo a ABIA, o faturamento esperado para este ano de 2022 é de R$ 166,9 bilhões, o que representa um aumento de 28%;
  • Um estudo produzido pela Globo, denominado “Delivery: Tendência que virou realidade”, apresentou os seguintes resultados:
  • 70% dos consumidores heavy users (que utilizam delivery de 2 a 4 vezes por semana) afirmaram que gostam de ser impactados pela publicidade da plataforma;
  • 44% dos Light Users (utilizam o serviço 1 vez ao mês ou menos) afirmaram o mesmo;
  • 49% se interessam em saber mais quando veem a publicidade de alguma plataforma que não utilizam;
  • 41% se sentem motivados a fazer um pedido de delivery quando são impactados por publicidade de uma plataforma que já utilizam.


Com todos esses dados, é nítido perceber a importância e o potencial de fazer publicidade on-line no setor de alimentos.


A sua estratégia de marketing digital pode estar baseada no aumento da presença de marca, gerar interações no seu site ou no seu aplicativo e, claro, estimular a compra dos usuários finais. E, neste sentido, a mídia programática é a melhor aliada para desenvolver a estratégia com maior eficácia.


Gostou deste conteúdo? Compartilhe-o com os seus contatos e se inscreva na nossa newsletter para receber mais dicas e novidades!




  • Artigos