Overview | Blog

O que é e como funciona uma Agency Trading Desk?

03/12/2021 18:19:58

  • Compatilhe:

Uma Agency Trading Desk, ou ATD na sigla em inglês, é uma agência que opera DPS’s (Demand Side Platform) utilizando tecnologias de targeting e adserving para gerenciar as compras de audiência e de mídia programática em sistemas de leilão. Não entendeu nada? Vamos simplificar!


Uma ATD participa de leilões de compra de mídia para revendê-las em tempo real depois. É como se fosse uma mesa de negociação formada por especialistas que estão em busca de compra de mídia mais assertiva para seus clientes, assim podem melhorar o desempenho de uma campanha além de diminuir os custos. Então, o que uma Agency Trading Desk faz é terceirizar e otimizar esse complexo modelo de compra, entregando os melhores resultados para os anunciantes.


Uma ATD difere de uma DSP pelo fator humano. Ou seja, a Agency Trading Desk contrata desenvolvedores de software, gerentes de contas e analistas de dados que trabalham para as agências de publicidade dos clientes. Assim, uma ATD pode usar uma ou mais de uma plataforma (DSP). Porém, os anunciantes que usam os serviços de uma trading desk não possuem acesso direto ao seu inventário de mídia disponível.


Para trabalhar numa trading desk, você deve ser um profissional com alto conhecimento em análises de dados, compra de audiência e operação das plataformas DSP’s. Como a compra de audiência tornou-se automatizada, encontrar um profissional capaz de manter um alto desempenho em seus processos de análises e definição de audiência está cada vez mais difícil, valorizando este profissional no mercado de trabalho.


Contratar uma trading desk pode ter diferentes vantagens para o seu negócio. Além de contratar profissionais capacitados para gerenciar os seus anúncios, você terá a possibilidade de ter um ROI (Return On Investment) garantido, gerenciamento e compra de mídia em tempo real e relatórios aprofundados e com diferentes métricas. Por serem estratégias minuciosas, é importante que você contrate profissionais qualificados que consigam desempenhar o melhor serviço ao menor custo.


Como funciona uma Agency Trading Desk?


Uma ATD está situada entre o anunciante e um DSP. Diferentemente dos DSP’s que cobram fees das marcas e agências, no qual compram inventário das SSPs and Ad Exchanges, as ATD’s cobram seus próprios fees em cima do custo das DSP’s.


Como a maior parte das ATD’s é tecnologia, elas operam de maneira similar a outras plataformas de AdTechs (como as DSP’s) no qual conectam com fontes de oferta e demanda (SSP’s, ad exchanges, DSP’s e ad networks) para comprar mídia e também com provedores de dados (DMP’s) para atingir públicos específicos.


Algumas ATD’s compram mídia com antecedência, adicionam uma marcação e depois vendem a seus clientes por um preço mais alto, enquanto outros compram mídia por meio de lances em tempo real e ficam com uma porcentagem do orçamento.


As Agency Trading Desks oferecem uma gama abrangente de serviços para seus clientes, no qual alguns deles não estão diretamente conectados com a compra de mídia, como planejamento, execução, otimização, relatórios e análises.


Apesar do termo media trading desk não ser tão novo no mercado, ainda há muitas dúvidas relacionadas ao que uma ATD faz. Um dos motivos para isso acontecer pode ser pelo fato das difíceis nomenclaturas utilizadas no mundo de mídia. Existem muitas nomenclaturas em inglês e que podem confundir os usuários.


Por isso, é dever das ATD’s conquistarem seu espaço no mundo da media trading desk, mostrando as diferenças entre Ads e mídia programática e como uma estratégia bem executada pode fazer a diferença nos resultados da sua empresa. Além disso, as marcas e clientes têm exigido, cada vez mais, uma maior transparência das agências em relação aos fees, comissões e custos de mídia.


Gostou deste conteúdo? Compartilhe-o com os seus contatos e se inscreva na nossa newsletter para receber mais dicas e novidades!




  • Artigos