Overview | Blog

O que é growth hacking?

18/07/2022 14:27:53

  • Compatilhe:

O que é growth hacking, afinal?


Growth hacking é a estratégia de crescimento do seu negócio, baseado nas melhores práticas a partir de hipóteses e experimentos. Porém, isso não significa que a principal função de um growth hacker é ter uma “ideia genial”.


Então, como o growth hacking acontece na prática?


Como o principal objetivo desta metodologia é o crescimento da empresa, primeiro deve-se focar no principal problema que aquela organização enfrenta. Assim, é possível pensar em melhorias para resolver esse obstáculo.


A partir disso, deve-se priorizar as melhores ideias e modelar uma forma simples de testar essa nova ideia e colocar em prática. Pode-se fazer isso com pequenos grupos de interesse da empresa, antes de “sair divulgando por aí”.


Depois dessa experiência, é importante analisar os pontos de aprendizados, tanto das estratégias que deram certo quanto das que deram errado. Assim, deve-se usar esse aprendizado para gerar novos testes até que sua estratégia esteja pronta para ser colocada em prática como um todo.


Princípios do growth hacking


Veja quais são os principais princípios do growth hacking.


1 - Crescer


Esse é o primeiro princípio do growth hacking. Para isso, é necessário trabalhar a aquisição, ativação, receita, retenção e indicação de novos usuários.


2 - Métrica norte


É a métrica que dá o direcionamento de qual é o principal problema que precisa ser resolvido na empresa. Assim, ela ajuda a manter o foco durante toda a execução da estratégia.


Ela não pode ser vender mais ou ter mais lucro. Por quê? Pois isso é a base chave de sucesso para que qualquer empresa sobreviva. Por isso, a métrica norte precisa ser um objetivo que ajude a empresa a vender mais, como aumentar o número de usuários ativos, leads qualificados, número de clientes, etc.


3 - Experimentos


É por meio dos experimentos que se descobre o que de fato funciona ou não na estratégia estabelecida.


É possível agir nesta fase de diversas maneiras, como utilizando Testes A/B, Testes de Otimização, Testes de Descobertas, entre outros.


Qual profissional pode atuar com growth hacking?


Para se trabalhar com growth hacking, o profissional precisa conhecer os principais processos de uma estratégia completa de marketing digital, já que precisa saber como operar Testes A/B, análise de dados do Google Analytics, saber usar ferramentas de automação, entre outros.


Além disso, possuir um perfil analítico é extremamente importante, já que é preciso saber identificar os principais problemas e interpretar as oportunidades.


Como alavancar os resultados da sua empresa?


Veja algumas dicas que podem ajudar no crescimento dos resultados da sua empresa:


  • Criação de um conteúdo viral;
  • Ter uma estratégia de assessoria de imprensa e de relações públicas;
  • Criar um ambiente propício para novas ideias e inovações;
  • Investir em mídia paga e mídia programática;
  • Criar anúncios nas redes sociais;
  • Otimizar estratégia de SEO e de inbound marketing;
  • Criar uma régua de e-mail marketing bem definida;
  • Utilização de softwares que ajudem na estratégia;
  • Aderir aos influenciadores;
  • Trabalhar o seu funil de vendas;
  • Participar de feiras de negócios e palestrar, quando possível.


Essas são algumas ideias de growth hacking para colocar em prática e ver os resultados da sua empresa crescer. Para, então, ser possível chegar no principal objetivo de uma organização de sucesso, que é aumentar os seus lucros!


Gostou deste conteúdo? Compartilhe-o com os seus contatos e se inscreva na nossa newsletter para receber mais dicas e novidades!




  • Artigos