Overview | Blog

O que é OOH (Out Of Home)?

27/05/2022 10:36:24

  • Compatilhe:

As mídias OOH, ou Out of Home, são um tipo de mídia de grande impacto e alcance feita para atingir o público fora de suas casas. Este formato está em crescimento e pode ser incluído na estratégia de mídia da sua empresa ou dos clientes de sua agência. Mas você sabe o que é OOH?


O que é OOH?


Apesar de parecer ultrapassada, depois do marketing digital, da mídia programática e do alcance que as redes sociais possuem, as mídias Out Of Home podem ser muito importantes na estratégia da sua empresa ou de seus clientes.


Engana-se quem pensa que as mídias externas são compostas apenas por outdoors, pilares informativos ou cartazes. Elas estão cada vez mais modernas e já existe até uma variação para elas, o DOOH: Digital Out of Home.


O DOOH é uma pequena variação do OOH, no qual se refere ao uso de monitores digitais para exibição de anúncios, podendo ser utilizadas em ônibus, metrôs, paradas de ônibus, totens informativos, entre outros.


O principal objetivo deste tipo de mídia é alcançar um grande número de pessoas ao mesmo tempo durante o seu trajeto por ruas, avenidas ou espaços públicos, como praças, shoppings, etc.


Assim, ela é capaz de divulgar diversas empresas de diferentes ramos para o maior número possível de pessoas.


Qual a importância de investir em OOH?


Apesar de as redes sociais terem se popularizado, para muitas empresas ainda é interessante manter uma estratégia Out of Home, ou seja, estar presente nas ruas em que as pessoas trafegam.


Veja algumas vantagens de investir em mídia OOH.


Bom custo-benefício


Por ser um tipo de mídia não tão cara e que alcança um grande número de pessoas, é um investimento com um grande retorno. Segundo dados da Forbes, a cada 1 dólar investido em Out Of Home, a mídia retorna US$ 5,97 em receita.


Maior alcance


Com o aumento da população e do número de pessoas vivendo em centros urbanos, cada vez mais indivíduos circulam diariamente por diversas ruas. Assim, a mídia Out Of Home consegue impactar um número muito grande de pessoas todos os dias.


Apesar de a maioria dos trabalhadores estarem com pressa e distraídos devido aos seus compromissos, ainda assim muitos são impactados pelas mensagens das mídias.


Poder de impacto alto


Apesar de os anúncios publicitários na internet, em redes sociais e Google, por exemplo, estarem cada vez mais presentes na vida das pessoas, também estão os bloqueadores de anúncios.


Muitas pessoas optam por não verem publicidades no mundo digital. Por isso, a mídia externa acaba se tornando uma opção para que as marcas estejam presentes de alguma forma na vida das pessoas. 


Excelente para estratégias de divulgação em massa


É necessário que se entenda quais são os grupos de pessoas que passam por aquela região, analisando variáveis como horários, dias da semana, destino e a própria localização do anúncio.


Assim, é possível criar estratégias de divulgação de marca em massa e atingir um grande público de uma só vez.


Dicas para usar mídia Out Of Home


É possível utilizar geolocalização para contextualizar anúncios


Para se criar uma publicidade efetiva, há diversas variáveis que devem ser levadas em consideração na hora de criar a estratégia de marketing, como: perfil das pessoas que passam no local, localização da loja ou atuação da marca, horário de maior fluxo do seu público de interesse, o porquê as pessoas estão na rua naquele momento, entre outros.


Assim, é possível criar uma estratégia voltada para o desejo do consumidor, aumentando as chances de conversão do produto ofertado.


Adapte seu anúncio para o local onde ele será exibido


Os anúncios veiculados nas ruas não são iguais aos presentes nas redes sociais, por exemplo.


Nas ruas, as pessoas podem estar atravessando uma rua, caminhando rápido ou mexendo no celular. Se você for anunciar numa parada de ônibus, pode ser que tenha mais tempo de se comunicar com o seu público.


Outra variável é se os anúncios serão estáticos, como outdoors, ou dinâmicos, como painéis digitais.


Por isso, é muito importante que você crie o anúncio exatamente para o tipo de mídia que ele será veiculado. Lembre-se de utilizar imagens atrativas e um CTA (call to action) simples e objetivo, fácil do seu público lembrar e colocar em prática.


Varie os canais de divulgação


Para uma divulgação eficiente, é importante que a marca esteja presente no maior número possível de canais em que o público-alvo está. Ou seja, não deixe de investir em outras mídias porque está anunciando em Out of Home, ou vice-versa.


Agora que você já sabe o que é OOH, pode otimizar suas estratégias de marketing para alcançar cada vez mais pessoas, com o objetivo de gerar novas conversões para a sua empresa. Aliar estratégias de Out Of Home com o digital pode potencializar os seus resultados.


Gostou deste conteúdo? Compartilhe-o com os seus contatos e se inscreva na nossa newsletter para receber mais dicas e novidades!




  • Artigos