O que significa SSP? Saiba o que é e como funciona
21/03/2022 19:02:34
O mundo da mídia programática possui diversas siglas que podem confundir quem não trabalha no ramo. Por isso, explicar o que significa SSP é um dos nossos objetivos. Assim, continue lendo o post para saber o que é e como funciona!
O que significa SSP?
SSP, Supply-Side Platform, é uma plataforma utilizada pelos publishers para vender mídia digital de forma automatizada, ou seja, ela está do lado da oferta do inventário dos portais verticais e horizontais, facilitando o processo de compra via Ad Exchanges, Ad Networks, DSPs e Trading Desks.
Assim, as SSPs possibilitam que os publishers maximizem ao máximo o preço por impressão vendida.
Por meio de uma SSP, é possível analisar, em tempo real, os diferentes potenciais compradores e quais são as melhores ofertas do mercado.
E como funciona uma SSP?
A SSP oferta uma impressão em uma DSP, que disponibiliza ao maior número possível de compradores, conseguindo maximizar os lucros dos publishers. Quanto mais atrativo for o inventário, mais ele será disponibilizado pelo veículo.
Outra vantagem é que a SSP permite que os publishers estipulem um preço mínimo pela venda de seus inventários, podendo valorizar suas impressões.
Ela consegue otimizar e automatizar o processo de venda de inventário, sem precisar de uma equipe de vendas dentro da plataforma. Por isso, é possível disponibilizar o inventário que não foi vendido pela equipe de vendas dentro de uma SSP, de forma otimizada. Assim, é possível que o time de vendas utilize os insights gerados pelos relatórios da SSP para dar suporte a decisões de negócio e vendas diretas.
Quais as vantagens de utilizar uma SSP?
Por ser uma plataforma automatizada e que não precisa de uma equipe de vendas, é possível rentabilizar o inventário não vendido sem muito esforço nem custo.
Além disso, é possível gerar o enriquecimento do inventário com audiência via DMP ou Data Providers.
Outra vantagem desta plataforma é o maior controle do inventário por parte dos portais.
Como exemplo de grandes plataformas de SSP disponíveis no Brasil, você encontrará:
- Google Ad Exchange;
- AppNexus;
- Rubicon Project;
- PubMatic.
E grandes portais brasileiros como Globo.com, Terra e Editora Abril utilizam esta tecnologia de mídia programática.
Entender o que significa SSP pode ser de grande importância para otimizar vendas de inventário na sua estratégia de mídia programática.
Gostou deste conteúdo? Compartilhe-o com os seus contatos e se inscreva na nossa newsletter para receber mais dicas e novidades!
- Artigo